Estudo de impacto de vizinhança.
O estudo de impactos de vizinhança, conhecido como EIV, é a ferramenta que serve como meio preventivo a danos ambientais na vizinhança, assim compreendida os residentes no local do empreendimento e seu entorno, bem como aqueles que por ali transitam.
Função
A função principal do EIV é identificar e analisar os impactos de vizinhança em uma determinada ocupação urbana, seja visual, sonora ou ambiental. Portanto, necessita-se haver as características do empreendimento, como sua área de influência, os possíveis impactos e medidas para evitar a sua perpetuação e inércia. Os resultados são apresentados em relatórios de impacto de vizinhança.
A análise desses relatórios compete ao poder municipal, e possuem como foco central os impactos urbanísticos e os impactos na infra-estrutura causados pelo empreendimento. Os danos sofridos pelo meio físico, em suma maioria não são considerados, quando são, é avaliado a intervenção no meio biológico ou na paisagem natural.
Como é utilizado no município
De acordo com estatuto da cidade, art.37 da lei nº 10.257/2001, o EIV deve ser executado de modo que contemplar ambos os efeitos, sejam positivos ou negativos, de um empreendimento.
Para cada tipo de negócio, empresa, e para todos os fatores a serem analisados conforme cada local, o Arquiteto André Luís Pace faz uma análise da situação para o encaminhamento dos trabalhos
relacionados ao E.I.V.
André Luís Pace
Arquiteto e Urbanista
Fone: (19) 99126-4322
E-mail: andrepace@gmail.com
Rua Major Solon, n° 130 - 9º Andar
Unidade 906 - Centro - Campinas SP
CEP 13015-095 Celular/WhatsApp: (19) 99126-4322